Campina Grande realizou no dia 27 de setembro o “2º Aulão Capoeira nas Escolas”, onde reuniu 81 escolas da rede municipal de ensino. Uma grande integração da capoeira da Paraíba no qual contou com 13 grupos diferentes de capoeira e 29 professores orientando 2430 alunos participantes. O evento teve a organização da UCPB – União dos Capoeiras do Planalto da Borborema, sob a coordenação de Rosemberg Alves Pequeno.
O projeto Capoeira nas Escolas
O Projeto Capoeira nas Escolas foi criado na cidade de Campina Grande, na Paraíba em 2007, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do município (Professor Flávio Romero Guimarães), a UCPB – União dos Capoeiras do Planalto da Borborema e o Instituto Alpargatas.
A principal justificativa para a realização deste projeto se refere ao respeito a lei 11.645 de 2008 que altera a lei 9.394 de 1996, modificada pela lei 10.639 de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
O projeto em 2012 está funcionando em 81 escolas públicas municipais, atendendo a 2430 crianças, beneficiando 29 Profissionais de Capoeira de 12 Grupos diferentes.
Alguns pontos são importantes para a manutenção e ampliação do Projeto nestes seis anos:
- Doze Grupos reunidos em uma associação, mas cada um trabalhando nas escolas de acordo com suas filosofias, estilos e metodologias de ensino.
- Cada profissional trabalha em três escolas, atendendo a 30 alunos em cada, sendo quinze do turno da manhã e quinze a tarde, com aulas duas vezes por semana, sempre em horário oposto.
- Realização do seminário: Capoeira – Educação e Cultura Afrobrasileira, que este ano está na terceira edição.
- Realização do Aulão Capoeira nas Escolas com a participação de todos os 2430 alunos e 29 Profissionais.
- Fardamento do Projeto para todos os alunos e Professores.
Grupos participantes:
- Associação Cultural Capoeira Badauê
- Associação de Capoeira Terra Firme
- Associação Cultural Mestre Lobo Capoeira
- Axé Capoeira
- Escola de Capoeira Afro Nagô
- Escola Mucambu de Capoeira
- Grupo Capoeira Nagô
- Grupo Cordão de Ouro
- Grupo Capoeira Brasil
- Legião Brasileira de Capoeira
- Capoeira Mestre Duende
- Equipe Nenê Capoeira
Contato: begapequeno@ibest.com.br
(83) 8856-1210
(83) 8856-1210
Fotos: XICO MORAIS
Fonte: http://www.revistacapoeira.com.br/2012/10/10/paraiba-e-exemplo-de-uniao-e-trabalho-serio-na-capoeira/
Nenhum comentário:
Postar um comentário