Projeto Tem Dendê na Escola

      A Capoeira é instrumento de paz do Quilombo dos palmares. Pode parecer contraditório, mas foi através da luta que os palmarinos buscavam a paz. Foi com golpes mortais de capoeira que eles lutaram até a morte sonhando com uma vida em paz e com harmonia entre os povos.
          A capoeira bem ensinada forma um atleta, um ser humano tranquilo, bem educado, respeitador, de bom convívio social e familiar.
         Hoje a capoeira é a profissão de muitos, que através dela sustentam a família e ainda tiram lucro. Muito menino de rua das grandes cidades que têm oportunidade de ingressar na pratica da capoeira mudam seus hábitos e a sua maneira de viver. Com empenho e dedicação, em pouco tempo, eles já estão fora do caminho das drogas, da prostituição e do roubo.




Objetivos

  • O objetivo fundamental da capoeira na EMEIEF Ana Brito de Figueiredo não é a desempenho dos jogadores. Muito mais do que o desempenho físico do jogador, o que se visa é atingir a consciência do aluno. Não se trata, então, de formar jogadores de capoeira, mas de ajudá-los na formação de seres humanos capazes de lidar com a diferença, com a alteridade, tornando-se mais livre de preconceitos e mais tolerantes.
  • Sensibilizar o estudante acerca da importância da influência da cultura afro no Brasil;
  • Reconhecer e explicar, historicamente, as diversas formas de relação com a cultura afro-brasileira;
  • Fomentar a interdisciplinaridade, tendo em vista ser a Capoeira um esporte genuinamente Brasileiro, e que requer para seu aprendizado um estudo profundo de demais disciplinas do currículo escolar básico, como História e Geografia;