quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Paraíba é exemplo de união e trabalho sério na capoeira


Campina Grande realizou no dia 27 de setembro o “2º Aulão Capoeira nas Escolas”, onde reuniu 81 escolas da rede municipal de ensino. Uma grande integração da capoeira da Paraíba no qual contou com 13 grupos diferentes de capoeira e 29 professores orientando 2430 alunos participantes. O evento teve a organização da UCPB – União dos Capoeiras do Planalto da Borborema, sob a coordenação de Rosemberg Alves Pequeno.

O projeto Capoeira nas Escolas
O Projeto Capoeira nas Escolas foi criado na cidade de Campina Grande, na Paraíba em 2007, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do município (Professor Flávio Romero Guimarães), a UCPB – União dos Capoeiras do Planalto da Borborema e o Instituto Alpargatas.
A principal justificativa para a realização deste projeto se refere ao respeito a lei 11.645 de 2008 que altera a lei 9.394 de 1996, modificada pela lei 10.639 de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
O projeto em 2012 está funcionando em 81 escolas públicas municipais, atendendo a 2430 crianças, beneficiando 29 Profissionais de Capoeira de 12 Grupos diferentes.
Alguns pontos são importantes para a manutenção e ampliação do Projeto nestes seis anos:
  • Doze Grupos reunidos em uma associação, mas cada um trabalhando nas escolas de acordo com suas filosofias, estilos e metodologias de ensino.
  • Cada profissional trabalha em três escolas, atendendo a 30 alunos em cada, sendo quinze do turno da manhã e quinze a tarde, com aulas duas vezes por semana, sempre em horário oposto.
  • Realização do seminário: Capoeira – Educação e Cultura Afrobrasileira, que este ano está na terceira edição.
  • Realização do Aulão Capoeira nas Escolas com a participação de todos os 2430 alunos e 29 Profissionais.
  • Fardamento do Projeto para todos os alunos e Professores.
Grupos participantes:
  1. Associação Cultural Capoeira Badauê
  2. Associação de Capoeira Terra Firme
  3. Associação Cultural Mestre Lobo Capoeira
  4. Axé Capoeira
  5. Escola de Capoeira Afro Nagô
  6. Escola Mucambu de Capoeira
  7. Grupo Capoeira Nagô
  8. Grupo Cordão de Ouro
  9. Grupo Capoeira Brasil
  10. Legião Brasileira de Capoeira
  11. Capoeira Mestre Duende
  12. Equipe Nenê Capoeira
Contato: begapequeno@ibest.com.br
(83) 8856-1210
Fotos: XICO MORAIS
Fonte: http://www.revistacapoeira.com.br/2012/10/10/paraiba-e-exemplo-de-uniao-e-trabalho-serio-na-capoeira/

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

2° Batizado e troca de Cordões do Projeto Tem Dendê na Escola


Nessa Sexta dia 16 de Novembro aconteceu o 2° Batizado e troca de Cordões do Projeto Tem Dendê na Escola, Com a Presença do Mestre Pula-Pula Tenente laurentino Cruz-RN, o Instrutor Zezinho de T. Laurentino Cruz-RN o Graduado Chiquinho T. Laurentino Cruz-RN e o Instrutor Preá de Jucurutu-RN.




 Apoio Cultural: Carrocel, Restaurante Panelaço, Mini-Box Santa Luzia, Seiva Cosméticos, Band Sat, Carolina Presentes, ArtViva, Bolsas e Acessorios, Café Cultura, DuVale Construções, Secretaria Municipal de Educação.






Agradecemos a todos os Patrocinadores, Funcionários e Mães da nossa escola que acreditam no nosso projeto.








segunda-feira, 9 de julho de 2012

Sertão Tem Mandinga 2012

      O batizado de capoeira é uma festa realizada para os alunos. Para tanto, são convidados pelo grupo organizador mestres, contramestres, professores e instrutores com seus respectivos alunos representando seus grupos ou associações.


     O objetivo do 2º Batizado de capoeira do Projeto Tem Dendê na Escola que será realizado no dia 17 de novembro de 2012 é incentivar a prática da capoeira nas escolas da rede publica e privada, inserindo-a na vida sócio educativa de crianças e adolescentes como forma de lazer, educação, aprendizagem, convívio social, e esporte, tendo por foco o resgate do nosso patrimônio cultural brasileiro e oportunidade de acesso a informação.